Coroação de Nossa Senhora

No dia 31 de maio os católicos festejam a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel e para nós, cristãos, esse gesto tem uma simbologia de profunda grandeza e sensibilidade da Virgem Maria pela necessidade do outro. Maria é a escolhida por Nosso Senhor como aquela que concebeu a salvação e isso é percebido por nós como grande sinal de que a Virgem Maria é aquela que nos aproxima do próprio Cristo. A festa da visitação foi instituída no século VII pelos Franciscanos e começou a celebrar essa ação de Maria como uma profunda solenidade. Neste dia, também tradicionalmente, coroa-se Nossa Senhora. Ela é a rainha do céu e da Terra, sendo assim o ato de coroar Nossa Senhora, é demonstrar que a Igreja a reconhece como Rainha, mesmo na simplicidade de sua figura, porque é Mãe de Cristo, o Rei. Esta tradição a respeito da realeza de Nossa Senhora tem suas raízes mais profundas na Sagrada Escritura.

Pe. Calábria, fundador da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, teve Maria como a Dona da Obra, a Mãe Imaculada. Em toda a sua vida cultivou, e em suas cartas recomendava aos seus irmãos, muitas manifestações de culto e devoção filial a Maria.

E unidos a este pensamento, devoção e tradição, o Abrigo Especial Calabriano reuniu seus acolhidos, as Pérolas da Obra, e os colaboradores para coroar a imagem de Maria e alcançar, por sua intercessão, o Reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos. Os acolhidos foram os grandes protagonistas prestando homenagens a Nossa Senhora com a oferta de 15 rosas que representam cada ano da nossa Casa sempre na certeza que a Divina Providência atua neste lugar. Logo após dois acolhidos se dirigiram até a imagem para envolvê-la com o manto e coroá-la como gesto de gratidão a intercessão de Maria, nossa mãe e rainha por estes 15 anos que estão por vir.

Confira abaixo um pouco da nossa celebração.