Lançamento do Livro Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Teorias e Evidências Científicas para Boas Práticas

 

Reunir dados de uma pesquisa inédita sobre boas práticas em acolhimento é o tema do livro lançado nesta sexta-feira, 28. Intitulado ?Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Teorias e Evidências Científicas para Boas Práticas?, a publicação foi realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), através do apoio da Coordenadoria Estadual da Criança e Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O lançamento ocorreu durante o seminário ?Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes ? Contribuições para Boas Práticas?, que ocorreu no Fórum Criminal de Belém. 
 
O livro tem a participação das servidoras do TJPA Fabíola Brandão e Rosana Barros, vinculadas à Ceij.A pesquisa que resultou no livro foi realizada entre 2012 e 2015 e teve o objetivo de fazer um mapeamento do perfil dos serviços de acolhimento de instituições em quatro regiões do Pará: na Região Metropolitana de Belém e mais três que ficam no entorno.
Lilia deu alguns exemplos de boas práticas. ?Em relação ao espaço físico, uma boa prática é quando a instituição oferece à criança um imobiliário adequado à sua idade. Outro exemplo é quando a instituição organiza uma rotina que inclui atividades de lazer e valorização da cultura local ou que leva muito a sério o trabalho de reinserção na família (de origem ou substituta) através de um plano individual de atendimento que considere as condições da criança e os recursos que a família dispõe. Também é importante valorizar a cultura local, como à criança alimentos da região para que o abrigo possa realmente se parecer com o ambiente familiar dela?. 
 
O Abrigo Especial Calabriano / URE-REI Fez-se presente no evento através de Brenda Costa (Psicóloga), Vanessa Brabo (Assistente Social) e Marcela Lima (Terapeuta Ocupacional) prestigiando o evento!