Projetos

Nossos Projetos

Grupo de Trabalho: Saúde, Educação, e Instituição

O GT é um dispositivo de formação continua que busca fazer a intersecção entre teoria e prática e que a escolha dos temas a serem estudados perpassa pela escuta dos participantes e da própria avaliação dos mesmos.O GT enquanto espaço de escuta possibilita uma válvula de escape para diversas questões que surgem mediante uma discussão pertinente e que é adequada para intervenções diretivas e esclarecedoras. 

 

 

Projeto Adotando Atitudes

Este projeto, criado e desenvolvido pela equipe técnica do Abrigo Especial Calabriano, tem como objetivo realizar ações de sensibilidade social e comunitária através de alguns dispositivos técnico-metodológicos tais como, palestras, caminhadas, oficinas e rodas de conversa sobre temas que perpassam a realidade dos serviços de acolhimento com o intuito de estimular a prática de discussões em relação a responsabilização sócio assistencial.

 

 

Projeto Pontes

O Projeto Pontes tem como objetivo geral promover às crianças e adolescentes, em situações de acolhimento institucional do Abrigo Especial Calabriano, a experiência de CFC como garantia de direitos a partir de encontros proporcionados pela instituição visando o fortalecimento dos vínculos afetivos que foram rompidos no momento do acolhimento institucional.

Proporciona reflexão com estudos teóricos sobre as praticas de convivência familiar e comunitária no espaço de trabalho com a equipe multidisciplinar, assim como promove o fortalecimento dos vínculos entre as crianças/adolescentes com sua família de origem a partir de visitas previamente agendadas dos familiares a instituição com acompanhamento e orientação da equipe técnica. Promover a inserção da família na rede de serviço socioassistencial. Instruir e treinar a família por meio de processos emancipatorios (empoderando-a) quanto aos cuidados de saúde, conhecimentos específicos das patologias e ações necessárias para potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, viabilizando assim seu retorno seguro à família de origem.  

 

 

Projeto Bom Dia no Parque

O projeto Bom Dia no Parque trata-se de uma proposta de intervenção para a maior integração entre os colaboradores (equipe multiprofissional) e acolhidos no Abrigo Especial Calabriano, voltado para a formação e fortalecimento de vínculos que sustentam as condutas terapêuticas e educativas, através do desenvolvimento de habilidades e técnicas como a ludicidade, psicomotricidade e criatividade.

O projeto é desenvolvido desde 2013 pelos setores de Terapia Ocupacional e Psicologia do Abrigo Especial Calabriano, tendo como apoio os setores de pedagogia e enfermagem. Conta-se, também, com a parceria das profissionais dos setores de Psicologia   e Psicopedagogia da Unidade de Referência Especializada na Reabilitação Infantil (URE-REI).

Tem como objetivo geral, proporcionar bem estar biopsicossociocultural e um espaço social integrador.

 

Projeto VER O VERDE

O Projeto VER O VERDE tem como objetivo Proporcionar bem estar social e emocional através de experiências com práticas de cultivo em um espaço integrador com a criação de rotinas saudáveis, tendo também como meta a profissionalização dos acolhidos participantes do projeto.  O trabalho é realizado nas terças e sextas ao ar livre, no período de 09:10h às 09:50h sob supervisão compartilhada das equipes técnicas parceiras com abertura à sugestões dos participantes.