Encontro de Gestores Calabrianos

Encontro de Gestores Calabrianos
Outubro 2017

Nos dias 19 a 21 de outubro de 2017 aconteceu no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Caravágio, em Farroupilha (RS), o XIV Encontro de Gestores Calabrianos, com a presença dos gestores das atividades do Brasil, leigos(as), colaboradores da Obra. Os membros do conselho operacional do Abrigo Especial Calabriano ir. Aires Paesi, Dra. Soraya Guimarães, Roseane Diniz, Brenda Costa, Janaína Bueres e Silvia Filgueiras estiveram presentes
Logo no primeiro dia houve a palestra ?Terceiro Setor e os desafios do momento" ministrada pela Ir. Rosane Ghedim, do hospital  e também ocorram as Oficinas de Boas Práticas de Gestão Sustentável.

No segundo dia as palestras foram: ?Governança corporativa- possibilidades? tema desenvolvido pelo Dr. Rogério Pires, Superintendente do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre/RS; ?Sustentabilidade e compromisso social?, tema conduzido por Clovis Tramontina, diretor presidente da Tramontina S/A; Luciano de Araújo Mendonça aprofundou a temática ?O PDCA como ferramenta indispensável na boa gestão? e ?O Voluntariado: implicações e benefícios?, foi conduzido por José Alfredo Nahas que é Superintendente da Parceiros Voluntários, Porto Alegre/RS. Para encerrar o dia foi realizada a Noite Cultural no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) que serviu um saboroso churrasco e as invernadas jovem e mirim realizaram algumas apresentações de danças Gaúchas. 

No último dia do Encontroirmão Gedovar Nazzari, Ecônomo Geral, aprofundou o "Programa de Gestão da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência: Um compromisso de todo colaborador Calabriano". Logo depois, Pe. Jailton Lino, ecônomo da congregação no Brasil, propôs uma dinâmica: que os participantes do encontro se dividissem em quatro grupos afins, sendo: saúde, social, educação, paróquias e casas de formação, para refletir "A partir deste encontro que metas colocaremos e como trabalharemos". Os grupos retornaram após um tempo e partilharam as experiências e os diálogos.

Uma grande noticia anunciada neste encontro foi que neste anos de 2018 a Congregação estará assumindo a AMECC - Associação Menores Com Cristo, uma atividade social desenvolvida no município de Guarabira, no estado da Paraíba. O presidente da AMECC, Sebastian Haury, apresentou a história e os projetos desenvolvidos na instituição que possui 27 anos de trabalho junto aos mais pobres e necessitados. Que Deus abençoe!